Notícias
Ministro Alexandre Padilha visita o CIAMAR e conhece o Projeto Lagoa Viva
1 de julho de 2024 por Cláudia Jones
Em visita ao CIAMAR, Padilha destaca a importância do Projeto Lagoa Viva para a economia circular e a inovação sustentável.
Visita ao CIAMAR
No último dia 15 de junho, o Ministro Alexandre Padilha visitou o Centro de Inovação em Aquicultura e Manejo Ambiental Sustentável (CIAMAR) para conhecer de perto o Projeto Lagoa Viva. Durante a visita, o ministro foi apresentado a todo o complexo, incluindo os tanques onde são produzidos camarões e tilápias e a fábrica de rações construída para alimentar esses animais.
"Aqui, vemos como Maricá consegue transformar a riqueza do petróleo em uma riqueza humana, aumentando tecnologia e conhecimento," destacou Padilha. Ele enfatizou a importância de iniciativas locais que integram prefeitura, universidade pública, ciência, geração de renda e segurança alimentar. "Este projeto mostra como Maricá consegue garantir alimentos saudáveis para a nossa população”, disse.
Importância da Economia Circular
Lucas Lacerda, coordenador da fábrica de rações do CIAMAR, comentou sobre a relevância de receber uma figura pública tão importante”. A visita do ministro Padilha é fundamental para dar visibilidade ao Projeto Lagoa Viva e mostrar ao mundo a grandiosidade e a inovação que estamos desenvolvendo aqui”, enfatizou Lacerda. Ele explicou que o foco do projeto é a economia circular, integrando todas as fases da produção. "Nosso sistema usa bioflocos, garantindo alta qualidade e biossegurança”.
Inovação em Produção e Alimentação
Durante o tour, Padilha conheceu os laboratórios onde são controladas a qualidade das rações e testadas novas tecnologias. "Trabalhamos com probióticos na ração, o que fortalece o sistema imunológico dos camarões e tilápias, tornando-os mais resistentes e melhorando a produção", explicou Lacerda. Ele mencionou que em breve haverá uma unidade de beneficiamento de produtos, que poderá receber pescado de pescadores locais, ampliando as possibilidades de pesquisa e projetos sociais.
Fabiano Horta, prefeito de Maricá, reforçou que a presença do ministro coloca a cidade como um exemplo de inovação para o Brasil e além. "Maricá traduz hoje uma busca permanente pela inovação e pesquisa, tanto na área energética quanto na construção de modelos sustentáveis de cidade”, afirmou Horta. Ele destacou a importância da universidade na garantia do desenvolvimento e das boas práticas. "Temos uma cultura local muito desenvolvida do camarão e, com isso, resgatamos e desenvolvemos pesquisas em parceria com a Universidade Federal Fluminense", acrescentou.
Desenvolvimento Econômico e Social
Hamilton Lacerda, da Codemar, destacou os múltiplos significados do Projeto Lagoa Viva. "É a união do poder público com a universidade, uma estratégia para resgatar e desenvolver culturas locais, transformando-as em desenvolvimento econômico e justiça social," disse Hamilton. Ele informou que até o final do ano será inaugurada uma grande fábrica de alimentos congelados, baseada em camarão e tilápia. "Esperamos que o ministro leve este exemplo inspirador e inovador para o governo Lula”.
Inspiração para o Futuro
Padilha reforçou o aprendizado que a visita proporcionou. "Estamos aprendendo muito e é um grande aprendizado para o governo federal. Podem contar com o governo federal e todos os seus órgãos, como a FINEP, que financia projetos como esse. O Brasil pode crescer cada vez mais”, afirmou. Ele concluiu destacando a importância de projetos como o Projeto Lagoa Viva para a transição energética e a sustentabilidade: "Quando o presidente Lula fala que a chance do Brasil é entrar de cabeça na transição energética e na sustentabilidade, projetos que melhoram a situação do meio ambiente e garantem segurança alimentar são fundamentais”.
A visita do Ministro Alexandre Padilha ao CIAMAR reforça a importância do Projeto Lagoa Viva, não apenas para a economia local, mas também como um exemplo de inovação sustentável que pode servir de modelo para outras regiões. O Projeto Lagoa Viva, com sua combinação de pesquisa científica e práticas sustentáveis, demonstra como Maricá está na vanguarda da transformação da riqueza natural em benefícios econômicos e sociais para toda a comunidade.
Notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer non nibh ornare, mattis quam id, vehicula purus. Duis placerat nunc et augue vehicula, id condimentum lectus varius.